Narrativas e Resiliência em Jogo de Cena

A pesquisa trata do papel da narrativa social nos processos de resiliência no filme documentário Jogo de Cena, do diretor Eduardo Coutinho, 2007.

Resiliência é um tema bastante novo, ainda pouco estudado na Comunicação, a não ser nos estudos da Comunicação das Organizações.

O quanto à narratividade dos produtos midiáticos pode gerar processos de resiliência nos espectadores é assunto ainda pouco explorado e este tema é diretamente relacionado às construções das representações do real apresentadas por Boris Cyrulnik nos processos de resiliência.

A pesquisa faz um paralelo entre os conceitos teóricos e o caso do filme analisado, ilustrando o papel da narrativa que encontra razões extraídas do imaginário para transformar e resignificar um acontecimento. Compartilhar uma história é torná-la socialmente aceitável, e no caso do filme, para além do circulo imediato da pessoa.

O objetivo foi demonstrar como a narrativa promove processos de resiliência e que Jogo de Cena, valendo-se da narrativa, torna-se hibrido documentário/ficção, constituindo-se em peça mediática exemplar na qual estes processos se revelam.

A pesquisa busca no referencial teórico as bases para que se entenda os processos ocultos na narrativa e explicita a relação entre narrativa e resiliência.

Considerando-se o princípio hologramático de Edgar Morin - em contato com a parte podemos reconstruir o todo – em Jogo de Cena, a partir de histórias pessoais – partes – pode-se reconstruir outras histórias – a história – conferindo um âmbito social ao processo de resiliência do filme.

Sinopse e alguns detalhes do filme

Atendendo a um anúncio de jornal, 83 mulheres contaram sua história de vida em um estúdio. 23 delas foram selecionadas, em junho de 2006, sendo filmadas no Teatro Glauce Rocha. Em setembro do mesmo ano várias atrizes interpretaram, a seu modo, as histórias contadas por estas mulheres. Dentre as atrizes se destacam Marília Pera, Fernanda Torres e Andréa Beltrão.

 

 

Acesse o trabalho de dissertação na íntegra:

https://www.unip.br/ensino/pos_graduacao/strictosensu/comunicacao/download/comunic_hildamariahuetdecastrodearrudavillaca.swf